Eu acompanho o trabalho do Rodrigo há cerca de sete anos. Desde então, ele vem se aperfeiçoando a cada dia. Mas, para mim, o que sempre marcante foi a forma como ele anseia que as pessoas vejam seu trabalho para além da fotografia. Ele sempre falou muito sobre história. Isso me parecia algo comum, afinal, um casamento é um dia especial na história de alguém, assim como um aniversário, momentos em que costumamos contratar serviços de foto e vídeo.
No ensaio que tive com ele, eu percebi que, na verdade, ele é APAIXONADO por histórias, mas principalmente apaixonado pela ideia de fazer parte delas e poder registrá-las. Nós conversamos sobre muitas coisas antes dos cliques.
Conversamos sobre nossas personalidades, nossos medos, nossos anseios, e sobre o que mais veio à mente, como velhos amigos à mesa de um bar. Falamos sobre linguagem corporal e eu venho incorporando os aprendizados daquele dia na minha vida. E, depois, ele teceu uma ligação entre a câmera e eu, e era ele mesmo a própria linha que nos ligava.
Os registros dele são arte; sua vida é arte; e ele transformou a minha visão sobre mim mesma e, agora, sou arte.
Juliana Ayako