23/04/2024 às 20:39 Empresarial Retrato

Por que fotos profissionais são indispensáveis para que sua empresa se destaque?

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9min de leitura

Aparecer no mundo digital não é mais um luxo ou algo exclusivo das grandes empresas. Este é o requisito básico para se destacar no mercado. No entanto, aumentar as vendas requer não apenas um endereço na internet, mas também um público-alvo e redes sociais que passam credibilidade e humanidade.

Mas como usar sites básicos para fazer isso sem fotos profissionais e sem o conhecimento para usá-las estrategicamente? É preciso mesmo mudar essa situação! Portanto, se você já entende a importância do marketing digital para potencializar o crescimento da sua empresa, continue lendo este blog.

Esse post é para quem deseja um rápido desenvolvimento de negócios por meio de soluções digitais, trataremos de um aspecto muito importante - o uso de imagens. Por isso, esteja pronto para descobrir uma grande ferramenta que possa satisfazer seus clientes, fortalecer sua marca e garantir expressividade. Você está pronto?

Alex Azevedo e a Dra. Karoline Rocha no Único Studio em Itapecerica da Serra

Fotos profissionais são tudo!

Não foi apenas o mercado que mudou. A vida das pessoas hoje também segue um ritmo diferente. Com a correria e as tantas atividades que precisam caber em um único dia, a forma como os consumidores procuram lojas e fornecedores não é mais presencial. O que isso significa?

Hoje em dia é cada vez mais raro encontrar pessoas que, diante da necessidade de adquirir um produto ou serviço, têm tempo para ir a uma loja e procurar empresas que ofereçam o que precisam. Esse hábito foi substituído por uma busca simples e prática na internet ou redes sociais. 

Em segundos, o Google coloca centenas (ou até milhares) de fornecedores nos olhos do consumidor, prontos para oferecer exatamente o produto que atende às suas necessidades. Portanto, apesar de estar a apenas um clique de seus clientes, seus concorrentes têm a mesma oportunidade. O mesmo meio que aproxima você de seus objetivos, mas também aproxima outros possíveis fornecedores. Como se tornar o escolhido?

A questão da cultura visual

"Uma imagem vale mais que mil palavras". Mesmo palavras antigas que soam como clichês ainda estão completamente corretas. As fotos podem atrair a atenção do espectador e garantir uma vantagem no envio de mensagens.

Isso ocorre porque vivemos em um mundo dominado pela cultura visual, e nossos próprios cérebros foram programados para capturar e armazenar informações transmitidas por imagens de forma mais rápida e eficiente. Essa proporção é impressionante: o processamento de imagem é 60.000 vezes mais rápido do que o processamento de texto! Isso mesmo! Nossos sentidos e cérebros possuem todos os equipamentos para prestar atenção e responder melhor a este tipo de comunicação. Portanto, é inútil lutar contra a ciência. Os dados mostram que essa é uma verdade que precisa ser aplicada às estratégias de marketing digital. Compreenda algumas coisas:

- Artigos contendo imagens obtêm 94% mais visualizações do que os que não utilizam esse recurso.

- É possível aumentar as visualizações em mais de 45% ao incluir uma foto ou um vídeo em uma publicação.- 60% dos consumidores estão mais propensos a considerar ou contatar uma empresa quando uma imagem é mostrada nos resultados de busca.

Amanda Marques - Retrato


A questão da percepção

Por meio das imagens, o cliente faz toda uma leitura de sua empresa, mas como o cérebro processa muito rápido essa informação ele nem sequer percebe.

Amador ou profissional, cuidado estético ou desleixo, bom ou mau gosto. Todas essas impressões sutis e subjetivas induzem o possível consumidor a fazer um julgamento ainda mais sério: sua empresa tem credibilidade diante dos olhos dele? Esta é a grande questão!

Seu site é a vitrine de sua empresa no universo online. Por isso, ele pode ser um convite para atrair consumidores ou um avisar para que eles a evitem. Este é o principal motivo para torná-lo o mais atrativo possível, considerando os aspectos visuais. Sabe qual o meio que os concorrentes mais bem-sucedidos fazem isso? Através de fotos!

Observe sua concorrência e as páginas de médias e grandes empresas e marcas. Elas não são cheias de textos longos. Pelo contrário, há imagens grandes em suas homepages e através de todo o site.

O que você acha que acontece quando você se apresenta com uma foto de má qualidade? A falta de foco, iluminação ineficaz, quando você tem um arquivo em onde o tamanho não está correto para a sua finalidade você tem a possibilidade de: Usar uma foto grande demais e pesada no seu site e vai atrapalhar a experiência do seu cliente ou se usar uma foto menor que você precisa, vai ter o problema de qualidade baixa e uma percepção ruim do seu produto ou serviço. Resultando em uma péssima experiência — evidência de falta de profissionalismo por parte da empresa. Certamente, você não quer correr este risco.

Banco de imagens para a Empresa Ideal.

A questão do valor

Vamos supor que você fosse criar panfletos para sua loja ou empresa, faria isso utilizando um papel comum? Uma impressora de uso doméstico? Se depois de várias impressões, percebesse que uma das cores acabou e deixou os panfletos manchados, eles seriam distribuídos da mesma forma?

Com certeza sua resposta é negativa. Então, os mesmos cuidados com o profissionalismo dos itens de divulgação impressa é necessário serem aplicados ao marketing digital.

Independentemente do produto ou serviço que você vende, a qualidade das imagens utilizadas em qualquer ação de marketing é associada à sua marca. Assim, fotos de baixa qualidade transmitem a ideia de que o produto também foi feito com materiais de procedência duvidosa.

No entendimento geral, um negócio confiável não utiliza recursos ou materiais de qualidade inferior. Simples assim! Portanto, fotos profissionais agregam valor à sua marca, opções mais baratas vão dar à percepção falsa para os clientes sobre o seu produto ou serviço.

Além desta distorção na percepção da marca, a utilização de fotos mal produzidas transmite uma “imagem barata” ao empreendimento. Essa visão da empresa é muito negativa. Mas o que isso quer dizer, exatamente?

Isso significa que quando um consumidor se depara com a oferta de uma “empresa barata”, sua única expectativa é pagar menos, e a pergunta que vai aparecer na mente dele é simplesmente “quanto custa”?

No entanto, se as imagens utilizadas conseguirem comunicar qualidade, você vai agregar valor ao nome de sua empresa. Em vez de receber unicamente os consumidores que querem pagar menos, seu empreendimento vai atrair clientes que valorizam produtos diferenciados e estão dispostos a pagar por eles.

Se esses conceitos parecem não muito claros ou verdadeiros, observe o que as estatísticas dizem:

Em sites de e-commerce, 67% dos consumidores afirmam que a qualidade da imagem de um produto é muito importante quando eles estão selecionando e comprando uma mercadoria. Clientes de lojas online consideram a qualidade da imagem de um produto mais importante que a as informações específicas a respeito dele (63%), uma longa descrição (54%) e a avaliação dos consumidores (53%).

Por isso, reservar recursos para contratar um serviço profissional e garantir boas fotos para o seu site está muito longe de ser uma despesa. Trata-se de um investimento que pode alavancar os resultados do seu negócio, fortalecer sua marca e transmitir uma imagem de sucesso e profissionalismo.

Linda Souza

A questão do engajamento

Quando se fala de marketing digital, existe uma palavra-chave: engajamento. Esse conceito identifica a capacidade que um conteúdo tem de fazer com que seus leitores interajam com ele de diversas formas.

Essa interação acontece de diversas formas: curtir a página ou o post, compartilhar com amigos, escrever comentários nas redes sociais ou site, seguir os links sugeridos ou fazer download de materiais como e-books.

O engajamento é importante, por que além de promover a divulgação do seu negócio, as pessoas vão compartilhar seus posts, ela torna sua página mais “interessante” para os mecanismos de busca.

É um verdadeiro ciclo virtuoso: as pessoas veem seu conteúdo, gostam, curtem, compartilham. E o processo se repete, gerando cada vez mais visualizações.

A partir dessa interação, os mecanismos de busca entendem que seu site ou blog é relevante e começam a colocá-lo cada vez mais no topo dos resultados de busca.

Mas o que as imagens têm a ver com esse engajamento? Vamos aos números!

A maior parte das taxas de engajamento no Facebook, por exemplo, é obtida por imagens. Levantamentos feitos pela OpenView Marketing Lab revelaram que as atualizações de status com recursos visuais como vídeos e fotos causaram um engajamento muito mais forte, com um percentual acima de 180%. Impressionante, não?

Quando os bancos de imagens não são o suficiente

Até este ponto você já entendeu a importância da utilização de fotos profissionais e de qualidade em seu site ou redes sociais.

A qualidade profissional das imagens precisa fazer parte da estratégia de um negócio. Através delas, os clientes têm uma percepção melhor do valor dos produtos e serviços que você oferece.

Mas você pode pensar: por que não pagar um banco de imagens em vez de um serviço profissional de fotografia? Essa opção pode oferecer o retorno que eu desejo a um custo menor?

A questão do preço é indiscutível. Logicamente, o banco de imagens representa um custo menor. Entretanto, no que diz respeito aos resultados, há muito a se atentar. Vamos aos postos-chaves dessas opções:

1. Alguns negócios não podem utilizar imagens prontas!

Imagine que você vai comprar uma casa. Como dissemos, hoje em dia estamos completamente cheio de tarefas para fazer, e uma das opções é pesquisar na internet. Você entra no site de uma imobiliária e encontra fotos de uma casa perfeita e que atende todas suas necessidades.

No entanto, quando vai visitar o imóvel, você se depara com uma situação completamente diferente — nada corresponde às imagens que você viu no site! O corretor diz que elas não se referem à casa verdadeira, mas que foram tiradas de um banco de imagens.

Sim, a situação é totalmente fictícia mas com certeza você conhece alguém que já comprou um produto ou contratou um serviço e não era como esperava. Porém, é o que alguns empreendedores desejam fazer!

Se o consumidor deseja conhecer seu produto, serviço ou ambiente antecipadamente pela internet, ele não quer ser enganado. Por isso, as fotos precisam mostrar a sua academia, seu restaurante, seu salão de festas, seu imóvel e os seus produtos. Enfim, devem refletir da melhor forma possível o seu negócio.

2. Não é possível ter um lugar de destaque utilizando imagens iguais!

Lembre-se, quando possível consumidor fizer uma busca na internet, vai receber diversas opções. Ele vai escolher a que se destaca, possivelmente pelo apelo visual.

Mas como você vai se destacar dos outros se utilizar as mesmas imagens? Afinal, da mesma forma que sua empresa pode contratar um banco de imagens, seu concorrente pode fazer a mesma coisa!

Uma pesquisa rápida sobre os materiais de divulgação de diversas escolas em época de matrículas, inclusive em outdoors, mostra com muita frequência exatamente a mesma turma de adolescentes!

Se você entendeu a importância de usar fotos profissionais e o cuidado da sua presença na internet e redes sociais, entendeu que para sair em vantagem na disputa pelo cliente, dificilmente se adequaria à proposta de um banco de imagens.

3. A cada dia as pessoas estão mais resistentes às experiências que aparentam fakes!

Por mais que alguns modelos sejam ótimos atores, eles não conseguirão expressar as reais emoções que uma pessoa ou mesmo um de seus consumidores têm em situações reais. 

E o que o seu público quer ver? A realidade! Eles se identificam com as sensações dessas pessoas e querem ter o mesmo tipo de experiência. Para isso, vão precisar procurar o seu negócio.

Os clientes já não querem e nem acreditam em imagens meramente ilustrativas, em fakes que evidenciam a artificialidade e uma certa frieza.

Portanto, a menos que você ofereça a eles uma degustação da excelência dos seus produtos e serviços através de fotos profissionais, dificilmente conseguirá o engajamento que deseja.

Se interessou?

Quer ver a diferença incrível entre fotos profissionais e convencionais? 

Quer ver o resultado que as imagens podem representar para o crescimento de sua empresa?

 Então não perca tempo! Entre em contato comigo, para conhecer melhor essa possibilidade de aumentar a visibilidade do seu negócio e potencializar seu sucesso!

23 Abr 2024

Por que fotos profissionais são indispensáveis para que sua empresa se destaque?

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